Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, RECIFE, Homem, de 36 a 45 anos, Esportes, Esportes de aventura



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Maratonista Pernambucano - Meu BLOG
 Corredores do Recife
 Yara Achoa - SP
 Márcio Santana - PE
 Rodolfo Lucena - SP (MM #370)
 Jorge Maratonista - RJ
 Harry Thomas -SP
 Walter Barbosa - SP
 Bruno Thomaz - RS
 Clênio Cordeiro - PE
 Paulo Massa - RJ
 Mayumi Edna - SP
 Stephanie Perrone - RS
 Gentil Jorge - SP (MM #1212)
 Ricardo Hoffmann - RJ
 Miguel Delgado - MG
 Guilherme Mayo - SP
 João Gabbardo - RS (MM #1131)
 Carlos Hideaki - SP (MM #1024)
 Alberto Peixoto - SP
 Edilson Bilu - PE
 Ésio Cusino -PE (MM#1635)
 Gustavo e Karla -PB
 Fabiana -SP




UOL

 
Diário de um futuro ultramaratonista


O que é overtraining???

Frase do dia:

"Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca."
Obs.: Provérbio português.

Esta semana fiquei um pouco afastado dos treinos com a Acorja, mas seguindo uma planilha de treinamentos individualizada. Devido a muitas maratonas seguidas, e com receio de me machucar, estou correndo poucos kms por semana.

Depois da corrida das Pontes no domingo (ainda não saiu o resultado oficial) , treinei 10 kms na terça e hoje corri ao meio dia, também 10 kms com muito suor devido ao sol forte mas com um visual magnífico e com direito a um banho de mar e água de côco na belíssima Praia da Boa Viagem.

Fico preocupado com o overtraining, que infelizmente "pega"alguns corredores.

Mas o que é e quais os perigos do overtraining???

 

A expressão overtraining é utilizada para caracterizar o excesso de treino, prática cada vez mais comum entre corredores amadores e profissionais do esporte. A busca pelo rápido resultado, faz com que os exageros causem problemas de saúde. Seguindo pesquisa da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, o treino “além da conta” e a má utilização de aparelhos contribuiu, nos últimos dez anos, em 30% o número de jovens com problemas nos joelhos.
 
Outro fator importante e que muitas vezes não é levado a sério é quanto a orientação de um bom profissional da área. Mais de 50% dos jovens praticantes de atividade física treinam sem nenhum acompanhamento, segundo estudo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. “É fundamental a orientação de perto de um educador físico que enxergue o aluno como uma pessoa diferente das outras em sua individualidade, sem prescrições generalizadas de exercícios”, diz Ricardo Cunegundes, professor e médico consultor da Body Systems Latin América.
 
Está enganado quem pensa que treinar a mais fará com que o corpo fique mais definido, forte ou em forma. É sempre necessário o descanso de pelo menos 1 dia para voltar a treinar o mesmo grupo muscular, caso contrário o músculo não crescerá e possíveis problemas a longo e curto prazo surgirão. Caso apareça algum sintoma do overtraining a dica de Ricardo é descansar e relaxar o corpo por um tempo, até que melhore.
 
Sintomas do overtraining:

 

  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Insônia;
  • Cansaço;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Agressividade;
  • Pequenas lesões;
  • Resfriados constantes;
  • Dores de cabeça;
  • Perda no rendimento;
  • Impedimento do crescimento muscular;
  • Disfunções hormonais.

     

    Um atleta deve estar bem assessorado e monitorado pelo seu técnico. Este deve conhecer os hábitos e estilo de vida do atleta, além de fazer constantes avaliações. Um atleta também deve fazer exames laboratoriais periódicos que possam detectar alterações hormonais entre outras.

    Caso o atleta esteja com a síndrome do overtraining, o descanso é essencial. Embora para alguns atletas a idéia de parar os treinos seja muito difícil. É preciso um tempo de recuperação de pelo menos duas semanas para que este se recupere.

    Dependendo do caso apenas mudar de modalidade pode resolver. Por exemplo, um atleta de corrida que apresente os sintomas do overtraining, pode passar a treinar na piscina, fazendo uma atividade mais leve e relaxante. Depois poderá voltar aos treinos de corrida numa intensidade menor e ir progredindo, aos poucos, através de um novo planejamento de treinos. Previna-se desta síndrome com avaliações periódicas e um planejamento correto para a sua condição física.

  • O foco agora é a Maratona do Rio de Janeiro no dia 28/06/09. Vou fazer mais um último longão de 20 kms neste fim de semana e aguardar o grande dia.

    Será uma maratona especial pois além de ser minha 7a , foi onde estreei em corridas de longas distâncias e onde vou ter o prazer de assistir a estreia em maratonas do meu irmão Clode.

     

     

     



    Escrito por julio cordeiro às 22h21
    [] [envie esta mensagem] []



    Corrida das Pontes 2

    Frase do dia:

    "Sempre que pensamos em mudar queremos tudo o mais rápido possível. Não tenha pressa pois as pequenas mudanças são as que mais importam. Por isso, não tenha medo de mudar lentamente, tenha medo de ficar parado."
    Obs.: Provérbio chinês.

    Foi uma festa a 6ª Corrida das Pontes aqui no Recife. Muito bem organizada por JJS Eventos, do nosso conterrâneo e ganhador da São Silvestre em 1980- José João da Silva.

    Com uma grande participação de corredores se firma na minha opinião como a melhor corrida aqui em Recife.

    Além da principal atração nos 10 km, amplia para corredores iniciantes com 5,6 kms, caminhada de 5 kms e faz uma linda corrida infantil de 2,5 km, onde os pais corujas como eu incentivam seus pimpolhos neste esporte maravilhoso.

    A galerinha da ACORJA mirim esteve em peso no evento:

    Meu filho Henrique correu como um campeão e quem sabe daqui uns dias já está "brigando" com o pai???

    A única falha da corrida principal, ao meu ver está no horário de largada. Com o nosso SOL intenso, fica difícil iniciar às 9 horas. O desgaste é excessivo e para quem não está acostumado é "bronca pesada".

    Mas, o Solzão está para todos, e eu tinha prometido a mim mesmo de diminuir meu tempo em relação ao ano passado, que foi de 44:29 minutos.

    Depois da festa de confraternização com os amigos e fotografias com a turma da Acorja é hora da largada:

       

    Mesmo dizendo aos amigos que iria só completar e apreciar as belezas do percurso (conversa pra boi dormir) , quando dá a largada esqueço tudo e quero fazer sempre o meu melhor.

    Largo forte, tentando manter o ritmo, e não perder Murilo-Bode e Márcio de vista pra quem sabe dar o bote no final:

    No último km olho pro GPS e vejo que vou melhorar meu tempo. Agora é pegar Bode e Márcio...

    Os "misera" disparam e chegam na frente, mas pra meu consolo e desculpa eles são mais jovens e correm há mais tempo que eu.

    No final a hora é de abraços, ver o tempo de todos, e ficar muito feliz em saber que ganhei de Ricardo (já é tradição), Almir(tem revanche??) , Elianna (+ de 10 minutos), Jacqueline( Tabira 2x1 Limoeiro),Paulo Sobral ( o discípulo ganhou do mestre)... rsrsrsrs

    Depois mais comemoração com Gatorade Espumoso e bode assado:



    Escrito por julio cordeiro às 19h33
    [] [envie esta mensagem] []




    [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]